Maior risco, maior atenção

Você já deve ter notado que quando começa a chover, os motoristas diminuem a velocidade. Você também deve tirar o pé do acelerador quando a chuva começa a cair. É o nosso instinto de sobrevivência. Já está em nossa memória de que precisamos nos precaver quando algo anormal se apresenta, como a chuva ou simplesmente quando você percebe que o piso está molhado. A relação é imediata: piso molhado significa menor segurança e por isso é preciso maior atenção.

Mas o inverso também é verdadeiro. Quando você está em uma via com tudo normal, é comum haver uma sensação total de segurança. Há o relaxamento e a atenção não fica tão aguçada. É aí que mora o perigo, pois quando tudo parece normal, algo inusitado pode acontecer, como um cachorro que cruza a sua frente ou um pedestre distraído que atravessa a rua sem olhar, ou até mesmo um motorista que faz uma manobra erroneamente e fecha a sua trajetória.

Isto é muito comum nas rodovias. É por isso que as leis tendem a criar regras para que você não tire a atenção da via, como proibir falar ao celular. Mas há outros motivos que podem levar a um acidente. Chamar a atenção ou verificar como está a criança no banco traseiro é um risco.

A prova de que as situações mais cômodas levam a ter uma maior incidência de acidentes está nas estatísticas. Os números mostram que acontecem mais acidentes quando o motorista já está chegando em casa, em linhas retas, com piso seco ou em ruas bem iluminadas. Veja que é mais comum acontecer acidentes quando as condições externas estão a favor do motorista. Mas é aí que vem a desatenção.

Portanto, tenha muito cuidado e atenção. Não importa que tudo esteja a seu favor e as condições mais seguras para se dirigir. Continue com toda a atenção, pois os acidentes acontecem em fração de segundo. Pense nisso quando estiver ao volante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − nove =

Botão Voltar ao topo