Vai começar o Festival de Teatro para criança
O início da programação da 18ª edição do “Festival Em Janeiro Teatro Para Criança é o Maior Barato”, da Cia. Fábrica de Sonhos, em São José do Rio Preto (SP), conta com espetáculos gratuitos que abordam temas como: a magia do circo, a cultura popular, o multiverso e a história do escritor brasileiro Machado de Assis. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência, no próprio local de apresentação.
Na sexta-feira (19/1), às 15h, o Teatro do Sesi Rio Preto recebe o espetáculo “Picadeiro Lux”, da Cia. Santarosa, de Ribeirão Preto (SP). Onofre é um palhaço de quase 80 anos e já vivenciou em sua trajetória muitas histórias debaixo de sua lona. Agora, quando já estava pensando em pendurar seus grandes sapatos, surge em sua vida um jovem cheio de energia e disposição, chamado Nico, para dar continuidade aos trabalhos que estavam por encerrar. Com isso, Onofre reavive os velhos tempos de glórias e alegrias em seu picadeiro, mostrando ao público a beleza e alegria de gerações tão distintas conviverem juntas.
Já no sábado (20/1) são duas apresentações gratuitas. Às 15h, no Teatro do Sesi Rio Preto, a Sabre de Luz Teatro, de São Paulo, apresenta o espetáculo “Família Murphy e o Incidente no Multiverso”. Angela Murphy acaba de completar 13 anos. Após ser questionada na escola por ter dois pais e nenhuma mãe, ela embarca em uma viagem pelo multiverso onde planeja encontrar sua família ideal. Durante a jornada, ela experimenta várias versões da família Murphy e descobre que família é onde o verdadeiro amor reside.
A segunda apresentação será no Espaço Fábrica de Sonhos, às 19h. A Cia. Burucutu, de Itanhaém-SP, vai apresentar o espetáculo “Menina Rabeca – Onde Vive o Mar”. Maria, a menina caiçara “Rabeca” decide viver um amor impossível e devota sua vida para proteger a cultura, as tradições e o meio onde sua paixão vive. Um espetáculo embalado pelo som das rabecas, que traz à cena toda a riqueza da Cultura Caiçara, propondo uma discussão sobre preservação da cultura e do meio-ambiente. A peça é inspirada nas relações entre a mulher, a rabeca e o mar, recheada de prosas e causos de encantamento, seres imaginários, trechos da Festa do Divino, do Boi de Conchas e do Fandango Caiçara com música ao vivo, desafios, danças e cantorias. O objetivo é estimular o gosto do público pelo teatro, pela música e pela cultura popular do litoral paulista.
No domingo (21/1), às 15h, A Cia. dos Pés, de São José do Rio Preto (SP), apresenta o espetáculo “A Casa Caracol – Cine Teatro”, no Teatro do Sesi Rio Preto. A peça retrata um teatro ambulante, que carrega a beleza da dança clássica e a magia do circo. O Expresso Caracol monta o palco e traz a poesia e o riso para um passeio. Artistas que carregam a vida e o espetáculo na mesma estrada. Um encontro divertido com obras clássicas.
Às 19h, também no domingo (21/1), no Espaço Fábrica de Sonhos, o grupo Circo di Sóladies, Nem Sóladies, apresenta o espetáculo “Estupendo Circo di Sóladies”. Após muito tempo trabalhando em diversos teatros e circos, cansades dos mandos e desmandos dos patrões, três palhaces decidem criar seu próprio circo e rodar pelo mundo. A adaptação de cenas clássicas do circo tradicional, música, poesia e interação com a plateia compõem as apresentações de Estupendo Circo di SóLadies, levando o universo feminino em sua trajetória cômica, para crianças, jovens e adultos.
Na segunda-feira (22/1), a Cia. Bardos de Teatro apresenta o espetáculo “Memórias de Machadinho”, às 19h, no Espaço Fábrica de Sonhos. A peça é uma livre inspiração sobre a infância do escritor Machado de Assis. O enredo se passa em um museu, em que o público é recepcionado pelo Dr. Simão Bacamarte, médico e acompanhante do escritor. O texto propõe um divertido encontro entre Machado de Assis e seu personagem, O Alienista. Para reviver o passado do escritor, as personagens manipulam um brinquedo (Boneco Machadinho), que representa Machado de Assis quando criança. Juntos, irão revisitar os tempos de menino do autor, suas origens e como se tornou um dos maiores escritores do mundo.
O Teatro do Sesi Rio Preto fica localizado na Avenida Duque de Caxias, nº 4.656, Jardim dos Seixa e o Espaço Fábrica de Sonhos fica na Rua Frederico Navarro da Cruz, nº 37, Vila Ercília.
“O grande diferencial do ‘Festival Em Janeiro Teatro Para Criança é o Maior Barato’ está no acesso pleno e democrático às artes cênicas a toda a população, tendo em vista que toda a programação é ofertada de forma totalmente gratuita, corroborando assim para a formação de futuras plateias para o teatro e, por consequência, para a arte de modo geral”, afirmou a atriz, produtora e gestora cultural, Drica Sanches, que é coordenadora do Festival.
De acordo com Drica, cada coletivo selecionado realizará também uma atividade formativa, em formato de podcast, no Espaço Fábrica de Sonhos, na Vila Ercília. Essas atividades serão retransmitidas pelo Youtube da Cia. Fábrica de Sonhos. A mediação dos podcasts será realizada pelo jornalista e crítico teatral Dib Carneiro Neto, especialista em teatro para crianças, e contará com a participação dos grupos teatrais, curadores e convidados.
Sobre o Festival
Considerado um dos maiores festivais voltados à promoção e ao debate em torno do teatro feito para crianças no Brasil, o “Festival Em Janeiro Teatro Para Criança é o Maior Barato” é realizado pela Cia. Fábrica de Sonhos e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com recursos do Programa de Ação Cultural São Paulo (ProAC) – Edital 40/2023, e conta com apoio do Sesi São Paulo, Uniodonto, Açúcar Guarani e Cotuba. A curadoria do festival foi feita pelo ator, cenógrafo, iluminador e diretor Guido Caratori, da Cia. Fábrica de Sonhos, e pelo professor, ator e diretor Eduardo Catanozi. Mais informações pelo site www.festivaldejaneiro.com.
Programação da 18ª edição do “Festival Em Janeiro Teatro Para Crianças é o Maior Barato”
Teatro do Sesi Rio Preto – 15h
19/1 (Sexta-feira)
Espetáculo: Picadeiro Lux
Cia Santarosa (Ribeirão Preto/SP)
20/1 (Sábado)
Espetáculo: Família Murphy e o Incidente no Multiverso
Sabre de Luz Teatro (São Paulo/SP)
21/1 (Domingo)
Espetáculo: A Casa Caracol – Cine Teatro
Cia dos Pés (São José do Rio Preto/SP)
25/1 (Quinta-feira)
Espetáculo: CAÊ
Karma Coletivo de Artes Cênicas (Itajaí/SC)
26/1 (Sexta-feira)
Espetáculo: Tradição, Paixão e Circo
Raros Circo e Teatro (Ribeirão Preto/SP)
27/1 (Sábado)
Espetáculo: Um dia, um rio
Grupo 59 de Teatro (São Paulo/SP)
28/1 (Domingo)
Espetáculo: Detetives do Espavô
Trupe Dunavô e Grupo Esparrama (São Paulo/SP)
Espaço Fábrica de Sonhos – 19h
20/1 (Sábado)
Espetáculo: Menina Rabeca – Onde vive o mar
Cia. Burucutu (Itanhaém/SP)
21/1 (Domingo)
Espetáculo: Estupendo Circo di Sóladies
Circo di Sóladies | Nem Sóladies (São Paulo/SP)
22/1 (Segunda-feira)
Espetáculo: Memórias de Machadinho
Cia. Bardos de Teatro (São José do Rio Preto/SP)
23/1 (Terça-feira)
Espetáculo: Gran Cirque Brado
Circo Caramba e Damião e Cia (Americana/SP e Campinas/SP)
24/1 (Quarta-feira)
Espetáculo: Boa Noite
Circo Navegador (São Sebastião/SP)
27/1 (Sábado)
Espetáculo: Emaranhada
Arte, Movimento & Luz (São Paulo/SP)