A distração ao dirigir

Talvez você não saiba, mas a distração do motorista na hora de dirigir, lidera um ranking das 20 principais causas de acidentes com pelo menos uma morte. Mas o que leva o motorista a se distrair? Já falamos aqui na coluna sobre o celular e ele é uma das principais causas, mas também estão incluídas na lista, mexer no som do carro, conversar com o passageiro e dar atenção às crianças que estão no banco de trás. Pense e reveja se você já não fez isto pelo menos uma vez na vida. Provavelmente sim.

Estatísticas mostram que a cada 25 segundos uma pessoa morre e outras 58 ficam feridas por causa de distrações, que pode ser também se alimentar enquanto dirige. Cuidado ao olhar a paisagem enquanto está viajando. Às vezes uma bela cena pode fazer você ficar desatento mais tempo do que o necessário.

Há um estudo que diz que a capacidade intelectual do ser humano atualmente está classificada em oito inteligências. São elas: a da comunicação, a do raciocínio lógico, a da noção de espaço, bem como a da coordenação motora, a do autoconhecimento e compreensão, a de se relacionar, a de se situar no meio ambiente e a da distinção e interpretação dos sons.

Cada coisa que fazemos, utilizamos uma dessas inteligências, mas quando dirigimos, utilizamos todas as oito. A Associação Brasileira de Medicina do Tráfego afirma que um terço dos motoristas brasileiros dirigem distraídos. Outro dado importante é que um grande número de acidentes acontece quando a pessoa está saindo do seu lugar de origem ou está chegando. Não é coincidência. É que quando você sai para uma viagem, nos primeiros quilômetros, ainda está relaxado. O mesmo acontece quando está chegando de uma viagem, principalmente se for longa. Ao avistar os primeiros sinais de que o seu destino chegou, o motorista sente uma sensação de alívio e já pensa “cheguei”. Com isso se distrai.

Por isso amigo motorista, na cidade ou na rodovia, toda a atenção é importante. Tudo acontece em fração de segundo. Pense muito nisto quando estiver ao volante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + 12 =

Botão Voltar ao topo