Quem é Bruno Arena, candidato a prefeito?
Tudo estava tranquilo e a impressão que se tinha é que o prefeito Jorge Seba navegaria em águas tranquilas até as eleições do próximo ano. Ninguém conseguia vislumbrar uma candidatura que poderia colocar em risco a sua reeleição, principalmente depois que começou a circular nos bastidores que o advogado Hery Kattwinkel estava decidido a se candidatar para o cargo de vereador.
De repente surge a bomba. Bruno Arena será o candidato a prefeito pelo PT. Ninguém esperava esta notícia, principalmente porque Bruno nunca teve uma atuação política partidária na cidade que pudesse supor que ele fosse o escolhido. Advogado, empresário, rotariano, o candidato do PT espera entrar em uma disputa de igual para igual.
Em uma tarde de sábado, na sua casa, próximo ao Novo Cine Votuporanga, de sua propriedade, ele nos recebeu para uma entrevista. Calmo e sempre muito ponderado nas respostas, contou um pouco da sua vida e de suas pretensões.
Bruno Arena nasceu em Votuporanga, no bairro São Cosme, depois morou no bairro Bom Clima. Estudou em Votuporanga até os seus 16 anos e quando terminou o segundo colegial resolveu ser militar. Foi da Aeronáutica em Barbacena e depois em Pirassununga. Após quatro anos, deixou a área militar e fez engenharia mecânica na USP de São Carlos. Após quatro anos recebeu o diploma superior, mas também foi agraciado com o prêmio de aluno com melhor média no ano, concedido pelo Crea.
Prestou concurso e entrou na Petrobrás. Mudou-se para o Rio de Janeiro e continuou estudando. Entrou na faculdade de Direito em 2012 e se formou em 2017. Após sete anos de Rio de Janeiro e fazer pós graduação e mestrado, além de ser mestre em Direito Penal e Humanos pela Universidade de Salamanca na Espanha, resolveu voltar para Votuporanga com o filho que acabara de nascer e a esposa. Era o ano de 2019. Dois anos depois adquiriu o Cine Votuporanga e fez uma grande reforma, deixando a sala de exibição com todas as condições de acessibilidade.
Mas, como agora resolveu ser candidato aos 36 anos de idade? Ele filosofa:
“Após seis pós graduações e mestrado, sempre tive a inquietude em fazer alguma coisa para a comunidade. Fui me preparando. Pra mim era crucial transformar o meu conhecimento em algo efetivamente social. O empreendedorismo me ajudou muito, pois é uma maneira de atuar socialmente. Sempre digo nas minhas palestras que existem dois caminhos, a política e o empreendedorismo. Então o caminho político veio naturalmente.”
O PT surgiu depois de muita conversa e entendimentos. E resolveu ser candidato a prefeito e não a vereador porque “conheço o executivo a mais tempo na Aeronáutica e há vinte anos na administração pública. Quero realizar algo e tenho comigo que as políticas pública são muito importantes. O PT é o único partido sólido e organizado. Além disso Votuporanga deve muito aos governos do PT. Todas as grandes obras de Votuporanga foram feitas com dinheiro Federal, do PT”.
Bruno completa dizendo que “o PT é o único partido no Município que está disposto a trabalhar para projetos e não por cargos”.
O candidato do PT aposta também na popularidade de Lula. Ele diz que “o presidente do Brasil é do PT. Do lado do Jorge Seba está um secretário. Aí já estamos em vantagem. Pretendo aglutinar o máximo de partidos e eleger um bom número de vereadores para formar a nossa base. O primeiro turno das eleições já começou com as alianças com partidos e aliados que querem a renovação”.
Para Bruno é preciso ouvir a população. Ele defende que “a população precisa saber para onde vai o nosso dinheiro. Quando voltei para Votuporanga senti na pele o fato de não poder dar opinião. Muita gente passa por isso. Ninguém pode opinar. Temos uma administração fechada. Já começamos a ouvir pessoas, ouvir grupos.”
Bruno Arena coloca como prioridades em sua administração o transporte coletivo gratuito, a construção de um Hospital Federal, ter uma economia mais limpa, com mais verde, moradia popular e muita participação das pessoas na vida da cidade.