Economista do BB dá esperanças de futuro para o Brasil

A Feira Agro promovido pela Casa Anzai na noite de ontem (05) foi um sucesso. Mais de 500 participantes ocuparam o salão de festas do Sindicato Rural para assistirem a palestra do economista do Banco do Brasil, Júlio Lopes. E foi uma hora com informações bastante otimistas para o Brasil neste e nos próximos anos.

Mostrando números e gráficos, o economista apontou que todos os índices são favoráveis neste ano, mostrando também que a agropecuária está sendo o grande alavancador do PIB brasileiro e Votuporanga está bem posicionado entres as cidades do Estado de São Paulo.

Um dado que pode ser preocupante para uma parcela da população, que tem críticas ao plantio da cana de açúcar, é que Votuporanga e São José do Rio Preto são as duas cidades com maior produção de cana do Estado de São Paulo e a tendência é de crescimento. Para os defensores deste plantio, a cana veio para “salvar” muitos produtores, que poderiam estar em situação difícil se não fosse ela.

Em linha gerais, Lopes apontou que o PIB está crescendo de maneira até surpreendente, a inflação tenda a continuar caindo e a taxa Selic vai ter queda de 0,50 pontos percentuais por mês até o final do ano, podendo continuar desacelerando em 2024. Para o economista, o dólar deve ficar no patamar de R$ 5,00, mas é preciso ficar de olho nas taxas de juro dos EUA, que estão elevando-as.

No final, os presentes puderam sentir que os ventos sopram favoravelmente ao Brasil e que a agropecuária deve continuar sendo um elemento de importância no país, principalmente no Centro Oeste. As ações do governo também foram destaque na palestra de Lopes, apontando acertos por parte do Governo e que as atitudes que estão sendo tomadas, refletem no exterior e os dados apontam que está havendo um aumento de investimentos externos no Brasil. Isto é muito bom, principalmente no que tange a cotação do dólar e queda de desemprego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × um =

Botão Voltar ao topo