Até quando vamos abandonar nossos animais?

Nos últimos dias um cachorro foi resgatado na Zona Norte, na Rua Bélgica, onde perambulava pelos arredores em busca de comida, apesar de ter uma tutora. A denúncia foi feita por vizinhos, que se revezavam em alimentar o cão. A tutora foi notificada e pode ter que pagar multa cujo valor ainda não foi estipulado.
Este é um dos muitos casos que acontecem quase que diariamente. Os protetores fazem a sua parte, como Sandra Valéria, que tem cerca de 250 cachorros em uma chácara onde mora. Todos foram resgatados das ruas. Assim como Sandra outros tantos procuram amenizar a situação que parece não ter solução.
O vereador Chandelly Protetor, que pode ocupar uma pasta que será criada pela Prefeitura para cuidar apenas da causa animal, foi quem recebeu a denúncia do abandono deste cachorro da Zona Norte. Ele explica como tudo começou:
“Recebi a denúncia de moradores do Parque das Nações, vizinhos da casa onde mora a tutora do animal. Esses vizinhos estavam há meses dando comida e água para o cachorro e tentando uma adoção, mas como estava difícil conseguir alguém para adotar, fizeram a denúncia de abandono. Apesar de continuarem tratando, eles acharam que deveria ser feito alguma coisa contra a tutora, que já foi notifica três vezes por mim, que nunca me retornou. Segundo informações, quando ela estava em casa, ela não saia para evitar atender”.
O vereador explica que “não havia maus tratos, mas é um caso de abandono, já que ele ficava na rua e era tratado pelos vizinhos”.
O cachorro apresenta uma carne proeminente na parte inferior da boca e Chandelly diz que “ele passou pela clínica veterinária quando era pequeno porque sofreu uma agressão que ninguém sabe como foi. Com isso ele ficou com este problema na boca. Hoje ele está passando por tratamento e os veterinários estão estudando a possibilidade de retirar este pedaço de carne que está pendurado”.
Agora a tutora foi denunciada pelo vereador que fez um Boletim de Ocorrências e em breve será intimada. O Centro de Proteção da Vida Animal da Prefeitura também foi acionada. A Polícia Ambiental também deverá procurar a tutora. Ela pode ser multada em R$ 3 mil ou há a possibilidade do CPVA emitir uma multa que é calculada de acordo com a renda familiar da tutora.
O cachorro está na Clínica Veterinária de Votuporanga à disposição para adoção. A tutora foi localizada e está sabendo de tudo o que está acontecendo. Agora este cachorro entra na lista dos abandonados e cada um tem a sua história. Isso pode não configurar maus tratos, mas é abandono e precisa ser coagido.