Samu de Votuporanga recebe “Prêmio EMS Angels”

Votuporanga se aproxima do final de 2024 com um feito muito importante para a área da saúde através do “Prêmio EMS Angels”, certificação de nível internacional, que foi entregue ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na categoria Diamante.

Devido à implementação e execução, com excelência na ativação no protocolo Angels em atendimento a pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC), o Samu conquistou o Nível Diamante, premiação máxima acima de Ouro e Platina, por cumprir, mais de 95%, todos os quesitos exigidos, reconhecendo a otimização do tratamento aos pacientes com AVC, através de um serviço que gerencia a melhoria do atendimento a esses pacientes.

A honraria foi entregue por Lucas Luizão, consultor Científico da Iniciativa Angels, à equipe do Samu na manhã desta quinta-feira (26/12) na própria unidade do serviço emergencial e contou com a presença da Secretária da Saúde de Votuporanga, Ivonete Félix do Nascimento; da gerente do Núcleo de Atenção à Saúde (NAS), Paula  Ruceli de Souza; George de Morais e Yunis, gerente de Enfermagem do Samu e da UPA; e do médico Chaudes Ferreira da Silva Júnior, coordenador da rede de Urgência e Emergência do município.

O Nível Diamante avalia critérios como o tempo médio do atendimento no local durar menos que 25 minutos; estatísticas a partir de 95% de casos em que o hospital foi pré-notificado; critérios acima de 95% de doentes entregues em hospitais preparados para AVC; 95% de doentes aos quais os detalhes da medicação são comunicados; e 95% de doentes em que a hora conhecida em que o doente foi visto pela última vez normal é comunicada.

Ivonete parabeniza a equipe de profissionais pelo trabalho desempenhado e destaca o reconhecimento da certificação. “Isso comprova o serviço de qualidade e excelência que buscamos para nossa rede de saúde como um todo, desde nossas Unidades Básicas até à Santa Casa. E ter esse reconhecimento do Samu e toda sua equipe é muito importante porque mostra o quanto a população está sendo bem assistida através de profissionais especializados no tratamento de AVC, oportunizando uma melhor qualidade de vida através de cuidados que podem evitar sequelas e, em alguns casos, risco de morte”.

Para George Yunis, gerente de Enfermagem do Samu, o protocolo tem desempenho fundamental na avaliação durante as ocorrências, porque ajuda a analisar e avaliar se o caso se enquadra como AVC. “Muito boa a certificação porque, seguindo os protocolos, é possível medir a qualidade que nosso Samu desempenha durante o levantamento feito acerca do paciente que está sendo atendido com suspeita de AVC como por exemplo, a questão tempo e resposta, onde são avaliados critérios que auxiliam na análise de sinais e sintomas, agilizando o atendimento para que tenha continuidade com mais eficácia assim que chega na Santa Casa, por exemplo”.

Prêmio EMS Angels

O Prêmio EMS Angels EMS promove a monitorização da qualidade como um meio para padronizar e otimizar os cuidados de AVC pré-hospitalares, ajudando as empresas de EMS a identificar e visar áreas de melhoria. A premiação oportuniza o reconhecimento dos prestadores de cuidados de AVC pré-hospitalares com melhor desempenho e criar uma comunidade internacional de AVC.

Os critérios de atribuição baseiam-se nas orientações internacionais e na experiência do Conselho Diretivo da EMS internacional e os serviços, para participarem, devem possuir um protocolo de AVC formal implementado; oferecer um programa educacional de atualização sobre AVC anual estabelecido; utilizar escalas de AVC específicas na gestão dos seus doentes; e enviar dados para, pelo menos, 30 doentes de AVC consecutivos, geridos pelo respectivo serviço durante o trimestre anterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × um =

Botão Voltar ao topo