Pozzobon, um homem, um quinhão de Votuporanga

O que era para ser o 14º loteamento realizado pelo empresário Mário Pozzobon, se transformou no Bairro Pozzobon que alavancou toda uma região, a Zona Norte da cidade. Apesar da região ter dezenas de bairros é comum tudo ser chamado de Pozzobon. A Avenida Emílio Arroyo Hernandes é identificada até hoje como Avenida do Pozzobon. A Zona Norte é praticamente uma outra cidade. Graças ao empreendedorismo de Mário Pozzobon.

A história deste homem com Votuporanga vem de longa data. A primeira vez que pisou em solo votuporanguense foi em 1938, quando a cidade começava a se tornar uma vila. Votuporanga foi fundada em 1937. Era uma esperança de novos horizontes. Mário e alguns amigos ficaram em Votuporanga por três meses a serviço da empresa Theodor Wille, confeccionando os uniformes dos operários da empresa que organizava o empreendimento da nova cidade do sertão paulista.

Mário Pozzobon voltaria a Votuporanga, desta vez em definitivo, em 1940 e trabalhou como garçom no Hotel Municipal, de propriedade do pai, Atílio Pozzobon, na rua Amazonas. Mas o seu faro empresarial e a vontade de empreender o transformou no maior loteador de Votuporanga. Mas Sr. Mário não pensava apenas nos lucros, pensava no ser humano, tanto é que hoje é comum ouvir pessoas dizendo que Pozzobon quitava o lote de quem não conseguia pagar toda a dívida. E foram muitos.

João Habbas, que foi gerente da Caixa Econômica em Votuporanga diz que “um dia chamei o Sr. Mário e disse que havia uma boa quantidade de pessoas que não estavam pagando as prestações. Ele pegou todas as promissórias e quitou os terrenos. Sr. Mário Pozzobon era assim”.

Mário Pozzobon foi vereador e prefeito. Faleceu em 30/01/2012, depois de ficar à frente da prefeitura por seis anos, de 1983 a 1988. Deixou um legado. Seu filho, Atílio Pozzobon Neto também foi prefeito e seguiu o caminho do pai. Hoje, doze anos após a sua morte, as pessoas ainda lembram com muito carinho deste homem que tem parte importante no crescimento da cidade.

Recentemente o amigo e vereador Mehde Meidão Saliamn Kanso apresentou uma indicação onde sugere que “seja oficiado ao Poder Executivo, para que através da Secretaria competente, faça a instalação de uma estátua do Prefeito Mário Pozzobon, na rotatória construída na Avenida Emílio Arroyo Hernandes confluência com a Avenida Prefeito Mário Pozzobon.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − 4 =

Botão Voltar ao topo