É uma guerra contra o mosquito

Estamos em uma verdadeira guerra e por enquanto já perdemos muitos seres humanos. E o nosso inimigo é muitas vezes invisível, um simples mosquito. No ano passado o Brasil registrou o maior número de mortos por dengue da história. Foram 1.094 pessoas que perderam suas vidas com mais de 1,7 milhões de casos.

2024 não começou diferente, com o número da doença em alta em todo o país. Só nas primeira semana do ano foram registrados 55.859 casos. É um problema sério e muito preocupante.

O Governo Federal informou que o primeiro lote de vacinas com 750 mil doses chegaram ao país, mas a prioridade será para crianças de 10 a 14 anos e para cidades com mais de 100 mil habitantes. Com isso Votuporanga ficará de fora nesta primeira etapa. Mas há uma esperança, pois a vacina poderá resolver de vez a situação e vencermos esta guerra.

Em Votuporanga a situação não é diferente e a Prefeitura vem fazendo várias ações como visitas e nebulizações em locais pré-determinados. Mas como os casos continuam em alta, o prefeito Jorge Seba convocou uma coletiva de imprensa para mostrar os novos rumos que serão tomados para evitar uma epidemia.

Durante o anúncio, foram divulgados novos métodos de trabalho, campanhas de conscientização, ampliação do horário de visitas domiciliares e aquisição de novos equipamentos que auxiliarão no combate ao mosquito. Também foi feito pedido de apoio, colaboração e compreensão de toda a população para que esse trabalho possa ser uma força-tarefa em conjunto e, principalmente, que os moradores permitam a visita domiciliar dos Agentes de Endemias.

O evento, que contou com a presença do prefeito Jorge Seba, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Rose Seba; da secretária da Saúde, Ivonete Félix do Nascimento; representantes da área da Saúde; e secretários municipais, também divulgou dados da Dengue do ano passado e deste ano, até o momento.

O prefeito Jorge Seba destacou que o trabalho a ser feito tem que ser uma união entre toda população e Poder Público. “Os índices são preocupantes e para reverter essa situação precisamos ter e ser uma sociedade alerta a favor da saúde e da vida por isso, a prevenção e a união entre população e Poder Público, através da parceria entre as secretarias municipais, é fundamental para vencermos essa batalha. Importante também contarmos com o apoio da imprensa, porque ela tem um alcance enorme, o que é fundamental para atingirmos o maior número possível de pessoas e assim conscientizar a todos”.

Ivonete Félix, secretária da Saúde, reforçou o pedido do prefeito Jorge Seba e falou das novas ações que serão realizadas. “De acordo com o cenário atual aqui no nosso município, nosso propósito é falar, alertar e evitar uma possível epidemia de Dengue que atualmente registra surgimento de casos do subtipo 3 da doença (DENV3) e também de Chikungunya, ambos causadas pelo Aedes aegypti e que podem deixar consequências, sequelas e sintomas maiores que a Dengue comum. Por isso vamos realizar uma série de ações de reforço no enfrentamento como alteração dos horários de visitas domiciliares dos Agentes de Endemias, que será das 10h às 19h; o projeto ‘Votu + Limpa’; convocação de 13 novos agentes e aquisição de uma máquina e um veículo de nebulização, entre outras.

Ações de Enfrentamento

– Alteração dos horários de visitas dos Agentes de Endemias e Comunitários de Saúde que será das 10h às 19h;

– Aumento da remuneração dos agentes em dias de mutirão;

– Projeto “Votu + Limpa”;

– Material didático nas escolas;

– Convocação de 13 novos Agentes de Endemias;

– Aquisição de uma máquina e um veículo de nebulização.

 Casos da doença

Em 2023, segundo dados da Secretaria da Saúde, foram registrados 1.107 casos positivos, sendo 12 do tipo DENV3 e nenhum óbito e neste ano, até o momento, são 65 casos confirmados dos quais, três do tipo 3 da doença e óbito de uma pessoa de 71 anos de idade do sexo feminino, no dia 3 deste mês. Sobre casos de Chikungunya, ano passado foram três casos confirmados e um este ano e com um caso em investigação referente a cada ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − três =

Botão Voltar ao topo