Existe cor segura no trânsito

Basta uma olhadela no trânsito para vermos que os carros que variam da cor branca para a preta, passando pelo cinza e prata, são predominantes. Isto vem de há muito. Mas é possível escolher a cor do carro baseado na segurança? Existem várias pesquisas pelo mundo que comprovam que sim. Há cores consideradas menos visíveis e por isso menos seguras.

Uma pesquisa realizada na Escola de Saúde Pública da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, concluiu que carros prateados têm menos chance de se envolver em acidentes do que veículos de outras cores. O risco diminui em mais de 50% em relação aos carros brancos.

Foram considerados mais ‘perigosos’ os automóveis marrons, pretos e verdes. Segundo os cálculos dos pesquisadores, veículos com essas cores têm cerca de duas vezes mais risco de se envolver em acidente do que os carros brancos; já entre os prateados, o risco era mais de 50% menor. O estudo conclui que é provável que ela esteja relacionada com a visibilidade do veículo.

É claro que estes riscos se dão predominantemente em rodovias, já que são nestas estradas que a velocidade é maior e é possível o motorista se confundir com a cor do asfalto e não ver o carro que vem à sua frente. Na cidade isto é praticamente inexistente, pois a velocidade e menor e os motoristas estão mais atentos.

Esta é uma dica para você na hora de comprar o seu carro. É claro que este não é um fator decisivo quanto à segurança, mas é um detalhe que pode fazer a diferença, principalmente se você é daqueles motoristas que vivem na estrada. Pesquise sobre esta questão na hora de trocar o seu carro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − onze =

Botão Voltar ao topo