Jogos Abertos terão provas de supino
A Comissão Organizadora dos Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni” visitou nesta quinta, 21, mais um espaço que será utilizado para as competições desta edição de número 85. O Shopping Cidade Norte irá receber, de 7 a 8 de outubro, as provas de supino raw, uma das 28 modalidades que serão disputadas em Rio Preto, de 2 a 14 de outubro.
“Escolhemos o local pensando em levar os Jogos Abertos para todas as regiões de Rio Preto. O Shopping Cidade Norte é um parceiro da Prefeitura de Rio Preto e se prontificou a receber essa modalidade durante dois dias, cedendo o espaço e nos ajudando a acolher os atletas”, disse Altair Moioli, presidente do Comitê Organizador.
Considerada o maior evento esportivo da América Latina, a competição vai reunir 8 mil atletas e cerca de 400 árbitros, com participação de 192 municípios do Estado de São Paulo.
A modalidade de supino será disputada nas categorias individual, sub-junior (13 a 19 anos), open (24 a 39 anos) e master (acima de 40 anos). São esperados 230 atletas nesta modalidade.
Como é a prova
Diferentemente do levantamento de peso olímpico, formado pelas provas do arranco e arremesso, o halterofilismo paralímpico é disputado em prova única, o supino reto, exercício muito comum nas academias de musculação.
O movimento se inicia quando a barra é retirada do cavalete (com ou sem ajuda) e posteriormente suportada com os braços totalmente erguidos. Feito isso, o atleta desce a barra até a altura do peito e então ele deve finalizar o movimento levando-a de volta à posição inicial. O atleta pode realizar o movimento três vezes, e o maior peso é validado.
O movimento tem de ser perfeito. Não basta levantar o peso. Existem várias regras a obedecer, como não mexer a cabeça e não encostar os pés no banco. Há três árbitros analisam todos os movimentos e validam a levantada.
Existem diferenças que merecem ser apontadas. Um tipo de prática é o supino para hipertrofia, ou seja, para o ganho de massa muscular. Outra prática é o supino para competição, onde se trabalha com mais técnicas e com o objetivo de aumentar a carga.