Vem aí calor pra mais de 40 graus
A Defesa Civil informa que, entre quarta-feira (20) e domingo (24), uma forte massa de ar quente e seca provocará o aumento expressivo nas temperaturas e queda significativa nos índices de umidade relativa do ar (URA).
Os meteorologistas indicam que, no Rio Grande do Sul, os temporais persistem até fim de semana, e o ápice da onda de calor no Centro-Sul do país está prevista para o mesmo período, entre sexta-feira (22) e domingo (24). Entretanto, conforme essas datas se aproximam, as previsões passam a deixar ainda mais claro o alerta de que a próxima semana também vai fazer o brasileiro a conviver com altas temperaturas.
“O período muito quente deve se estender pela primeira semana da primavera e algumas áreas pelo interior do Brasil podem até conviver com temperaturas muito altas até quase o fim de setembro”, afirma a Climatempo.
A elevação dos termômetros tem relação direta com o El Niño muito mais rigoroso neste ano e com a Crise do Clima (causada pela emissão de gases de efeito estufa), que torna os eventos climáticos extremos mais comuns. Clique aqui para ler mais sobre o tema.
De acordo com a Climatempo, temperaturas iguais ou acima dos 40°C serão registradas, “por vários dias”, em áreas como:
Norte do Paraná,
Oeste e norte de São Paulo,
Oeste de Minas Gerais (incluindo o Triângulo Mineiro),
Mato Grosso,
Mato Grosso do Sul,
Goiás,
Oeste da Bahia,
Interior do Maranhão,
Interior do Piauí,
Tocantins, sul/leste do Pará,
Rondônia.
“É preciso ter em mente que fazer 40°C em setembro no Centro-Oeste, Norte e interior do Nordeste é comum, não é nada demais. Mas, falar em 42°C, 43°C, 44°C, aí já é algo realmente especial, fora do comum”, afirma nota da Climatempo.
Com informações do G1